Especialidades
A saúde oral está diretamente ligada com o bem-estar
Dentisteria é a área da medicina dentaria que se destina a estética e a restauração dentária perdida seja por fratura ou lesão por cárie.
A restauração dentária é muito importante para a saúde individual, já que a existência de cáries pode causar problemas de saúde oral graves.
A Ortodontia é a especialidade da medicina dentária que abrange a correção do posicionamento dentário, oclusão dentária e do desenvolvimento facial através do aparelho dentário. Indicado em qualquer idade, o aparelho contribui para alcançar um sorriso estético e funcional.
- Aparelho fixo
- Aparelho ortopédico e funcional
- Aparelho invisível
A Implantologia é a area da medicina dentária que se dedica a substituição de dentes perdidos por implantes adaptados á espessura e altura óssea e atos cirúrgicos associados.
Sendo os implantes uma das opções com melhor resultado, tanto a nível funcional, como estético. Os implantes são a única opção para reabilitação dentária que estimula e preserva o osso natural e lhe devolve uma melhor capacidade mastigatória.
Esta é a área da medicina dentária que permite a substituição de dentes perdidos e restaurar as funções mastigatórias, estética e fonética e minimizar estes efeitos das perde dentarias, através de próteses dentária removíveis ou fixa.
A cirurgia geral é a área da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico das doenças, lesões, e anomalias dos dentes, boca maxilares e estruturas anexas.
O campo de atuação é muito extenso:
- Extração dentes inclusos ou presentes na arcada
- Cirurgia endondôntica
- Cirurgia periodontal
- Cirurgia Pré-Protética
- Pequenas lesões, traumatismos, patologias e extração dentária.
A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária dedicada à saúde oral de bebés, crianças e adolescentes e que tem como principal objetivo a realização de tratamentos preventivos mas também curativos de forma a que a criança tenha uma boca sã, estética e funcional.
A primeira consulta ao médico dentista é recomendada até ao primeiro ano de idade, para se poder avaliar e informar os pais das medidas preventivas de saúde oral.
Por volta dos três anos de idade a criança tem a dentição decídua completa e mais tarde por volta dos seis anos, idade em que inicia a chamada dentição mista (dentes de leite e dentes definitivos) é essencial uma visita ao médico dentista.
A Endodontia é a área da medicina dentária que se dedica ao tratamento interno do dente para proceder à desinfeção e selagem do sistema de canais radiculares após uma inflamação bacteriana do nervo dentário que geralmente tem a sintomatologia de dor espontânea e sensibilidade térmica.
Em alguns casos o tratamento endodôntico é a única solução por forma a manter o dente em boca.
Está indicado em casos de:
- Cárie profunda
- Dor
- Fraturas dentárias
- Tratamento dentário inadequado
- Lesões endo-periondontais
- Trauma oclusal
- Prótese fixa
A oclusão dentária é a forma como os dentes se relacionam entre si.
Para se obter uma oclusão ideal é necessário que se estabeleça uma correta relação entre os maxilares, e um posicionamento dentário que permita a manutenção de todas as funções orais.
Problemas mais comuns nesta área são a disfunção têmporo-mandibular e o bruxismo.
Uma má oclusão pode acarretar dores de cabeça, pescoço, ruídos na articulação, zumbidos, dificuldades ao mastigar ou limitações na abertura da boca e perdas dentárias precoces.
A Odontogeriatria é a medicina preventiva e terapêutica para cuidados com a saúde oral de idosos. Com o aumento da longevidade populacional, mais anos de vida necessitam de mais prevenção para o envelhecimento saudável.
Alguns problemas de saúde oral tendem a ser mais frequentes à medida que envelhecemos. Por isso, é bom contar com o apoio de um dentista geriatra, pois ele tem profundo conhecimento sobre doenças sistêmicas e limitações que o idoso pode vir a apresentar. De fato, problemas de saúde oral podem afetar o restante do organismo de qualquer pessoa.
Entretanto, no caso de quem já chegou à terceira idade, isso se torna grave, pois, com o avanço da idade, o sistema imunológico fica mais sensível.
Especialidade da medicina dentária que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças periodontais: gengivite e periodontite.
Estas doenças resultam da acumulação de bactérias nos tecidos da cavidade oral, afetando as estruturas responsáveis por manter a firmeza dos dentes nos maxilares.
A doença periodontal influência a saúde em geral, agrava diversas doenças sistemáticas como a diabetes, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, osteoporose, alzheimer, parto prematuro, AVC, entre outras.
Nas consultas de manutenção são avaliados os hábitos de higiene oral, devem ser feitas visitas regulares pelo menos de 6 em 6 meses para prevenir problemas dentários.
A Medicina Estética é a área que se dedica a corrigir problemas estéticos relacionados com dentes fraturados, manchados, escurecidos, com cáries, com espaços entre si, entre outros problemas, recorrendo a diferentes técnicas e materiais entre eles:
- Branqueamento Dentário
- Facetas Dentárias
- Coroas Dentárias.
Na Medicina estética facial fazemos tratamentos preventivos do envelhecimento, de rejuvenescimento e/ou de reestruturação e embelezamento do rosto.
Utiliza, na sua maioria, técnicas minimamente invasivas e trata patologias como:
- Rugas
- Flacidez
- Perda de estrutura óssea
Através da aplicação de:
- Toxina Botulínica
- Ácido Hialurónico